Cinco Pais Natais e Tudo o mais

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021


Hoje, trazemos uma divertida história que começa precisamente com o "misterioso" aparecimento de cinco pais natais de chocolate em cima da mesa da sala de jantar do André, a criança que protagoniza Cinco Pais Natais e Tudo o Mais, um livro bem português, da autoria de Manuela Castro Neves e Maria Bouza. 

 André está constipado e tem de ficar em casa. Misteriosamente, cinco pais natais de chocolate aparecem na mesa da sala de jantar, e a família mobiliza-se para os apetrechar com renas, sacos, trenós e, claro, presentes! Primeiro a avó: 

- Ó André, então como é? Cinco Pais natais bochechudos e barrigudos e nenhum trenó? Quem assim falava era a avó.


Depois, a tia Filomena: “— Ó André, então como é? Cinco Pais Natais bochechudos e barrigudos e nenhum trenó, cinco trenós nem arredondados, nem bicudos e nenhuma rena?” Mais familiares foram compondo os “barrigudos”, transformados em “brinquedos de chocolate”.


Aos amigos estão destinadas outras indicações para que o ambiente natalício fique completo: 

“Ó André, então como é? Uma árvore de Natal toda aprumada, muito bem iluminada e nem ao menos tem no cimo uma estrela dourada?”


Com ritmo, imaginação e um belo uso das palavras, Manuela Castro Neves cria uma história em que mistura afetos, tradição e matemática. Maria Bouza faz uma ligação feliz com o texto. Feliz também ficou um peru que conseguiu escapar da mesa da Consoada. Têm de conhecer estes pais natais para descobrirem tudo o mais… 
 
Ouve a história contada pelo Vítor Baía, ou Baía, um ex-futebolista português.

   

 O que sugerimos para além da leitura e da audição da história? 

1- Elabora um dicionário do Natal. Não tem de ser todo de uma vez! Podes selecionar algumas letras, apenas, e vais completando. Por exemplo: A de azevinho, uma palavra verde, com olhinhos vermelhos. 

2- Para os mais pequeninos, peçam ajuda e construam um dicionário ilustrado, com recurso a colagens ou desenhos.

Enviem para o e-mail: bibliotecasjie1ciclo@aegarciadeorta.pt, ou partilhem no Instagram utilizando o hashtag #natalcomlivros e identifiquem a página @be_foz_pgama_nev.